Sim. Entretanto, para sua segurança, o resultado só poderá ser entregue a outra pessoa caso esta apresente o protocolo de entrega e/ou o documento de identificação do paciente no momento da retirada do resultado do exame.

Sim. O Laboratec oferece um serviço de atendimento domiciliar e a empresas, levando profissionalismo, conforto e segurança aonde você estiver. Para agendar sua coleta ou vacina, entre em contato com nossa Central de Atendimento.

Sim. Em alguns casos, pode ser necessário coletar uma nova amostra a fim de comparar e/ou confirmar alguns resultados. Nestas situações, não há custos adicionais para o paciente e/ou convênio.

Alguns exames devem ser obrigatoriamente colhidos pela manhã, visto que a concentração de algumas substâncias variam no organismo ao longo do dia, além do fato de que os valores de referência dos resultados são padronizados para coleta matinal. Outros exames, por sua vez, podem ser colhidos em qualquer horário. Portanto, é importante entrar em contato com nossa Central de Atendimento para se informar sobre o preparo dos exames antes da realização dos mesmos.

Em alguns casos, após a coleta, é comum ocorrer o extravasamento de sangue para fora da veia. Por isso, é importante que o paciente pressione o local onde foi feita a punção por 2 a 3 minutos, a fim de evitar a formação de hematomas.

Não. Entretanto, convém tomá-la com moderação, uma vez que o excesso de água pode interferir nos exames de urina.

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre ou com algum outro sintoma. A intenção é verificar se há presença de alguma infecção ou outras possíveis causas. Contudo, a febre pode interferir em alguns resultados. Por isso é importante avisar o laboratório.

De jeito nenhum. Os resultados de alguns exames podem ser influenciados por esse hábito. Portanto, recomenda-se que os pacientes não fumem no dia do exame. De jeito nenhum. Os resultados de alguns exames podem ser influenciados por esse hábito. Portanto, recomenda-se que os pacientes não fumem no dia do exame. 

Sim. A bebida pode interferir nos resultados de alguns exames, dentre eles o de triglicérides. Por isso, o ideal é permanecer pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica antes de realizar o exame.

Não é necessário estar em jejum para realizar este exame. Também não é necessário que a amostra seja da primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exames de fezes.

Observação: para a comodidade do cliente, recomenda-se que o material seja colhido em casa em recipiente apropriado fornecido pelo laboratório.

Alguns medicamentos podem sim interferir nos resultados dos exames. Portanto, é importante que o paciente informe todos os remédios que esteja tomando ao profissional responsável por seu atendimento no laboratório. 

Sim. Durante o período menstrual, ocorrem alterações das dosagens hormonais, especialmente dos hormônios sexuais, o que pode interferir nos resultados. Entretanto, isso não impede a realização dos exames, uma vez que estes serão interpretados por médicos especialistas.

Além disso, a menstruação também pode interferir no exame de urina. O ideal é realizá-lo fora do período menstrual. Mas, em caso de urgência, a urina pode ser colhida recomendando-se a realização de assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual misture-se à urina.

Sim. A prática de atividades físicas pode influenciar em alguns resultados, visto que, durante o exercício, há queima de calorias, reduzindo os níveis de glicose no sangue, além de produção de ácido lático e creatinofosfoquinase (CPK).

Sim. O sono é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do organismo, de modo que uma noite mal dormida pode interferir nos níveis sanguíneos. Além disso, é importante ressaltar que alguns exames, como a dosagem de Prolactina, exigem repouso antes da coleta. Para saber mais, entre em contato com nossa Central de Atendimento.

Não há necessidade. A recomendação é que os pacientes mantenham uma alimentação normal, sem grandes alterações na dieta habitual, no período que antecede a coleta do exame. Do contrário, os resultados obtidos podem não corresponder de fato à realidade.